domingo, 27 de dezembro de 2015

Dica de Leitura #8 - Diários de Extermínio: A Guardiã


Olá a todos! <3

Hoje voltamos a publicar no blog, com uma nova resenha pra lá de especial: além de ser de um colega de editora, este livro foi lido por mim antes mesmo da publicação oficial – isso mesmo, tive a honra de ser uma das primeiras leitoras! Queria agradecer muito, desde já, ao amigo e autor dessa obra, B.R. Peruzzo, pela oportunidade.

Conheçam o Diários de Extermínio – A Guardiã (Livro 1)!

O livro nos conta, em forma de diário, a história de Lilian, uma órfã criada num orfanato no sul do país. Ela perdeu os pais ainda criança, num acidente de carro, mas suas lembranças quanto a isso são um tanto nebulosas. Ela teve uma infância normal e saudável junto às suas colegas de orfanato, mas ao completar 18 anos, decide tentar a vida na cidade grande e fazer faculdade no Rio de Janeiro. Tudo corre bem, e Lilian até começa a ter um romance com um colega de sala, Douglas. Mas, quando ela acha que eles irão finalmente engatar um relacionamento, é que algo inacreditável acontece (e que simplesmente é, na minha opinião, a melhor cena do livro!) e sua vida toda vira de cabeça pra baixo.

O que a princípio parece ser um típico romance adolescente se torna uma alucinante ficção científica, com cenas empolgantes de luta e ação. Lilian descobre aos poucos a verdade sobre seu passado e descobre fazer parte de um grupo seleto de jovens da mesma idade, com habilidades muito especiais, que estão sendo procurados e treinados por uma organização secreta do governo, com o objetivo de combater uma grande ameaça vinda de outro planeta que pode entrar em ação a qualquer momento – e que vive escondida no meio de nós.

O que mais gostei em Diários é que o autor consegue descrever perfeitamente ambientes e aparatos altamente tecnológicos e futuristas de forma crível e realista, sem se tornar uma leitura cansativa; muito pelo contrário! As descrições dos ambientes tornam a leitura altamente imersiva. Conseguimos visualizar perfeitamente os detalhes da cena – e o fato do livro ser contado em primeira pessoa torna a experiência ainda mais interativa com o leitor. É possível se sentir na pele de Lilian ao ler seu diário.

Outro ponto positivo é a linguagem jovial de Lilian e seus companheiros de equipe - Richard, Patrícia, Peter, Matheus, Alicia e Fagner. Eles são adolescentes, não são adultos treinados para uma guerra (apesar de estarem envolvidos em uma); portanto, falam e agem como tal. São impulsivos, inseguros, sentem medo e ansiedade, e também vivem as descobertas dos primeiros amores. A personalidade de cada um é natural e cativante. O clima de superpoderes, somada à interação entre os jovens membros do grupo lembra um pouco o ambiente que vimos no bem aclamado X-Men: Primeira Classe.

O autor também faz bom uso dos plot twists; a leitura nunca se torna cansativa, e a cada momento temos novas surpresas. Terminei de ler o livro todo em pouco mais de 3 dias, e em PDF (e olha que sou lenta pra ler PDF rsrsrs). Fiquei muito orgulhosa de conseguir acertar um dos “mistérios” a ser revelados (risos). E o final se dá num momento crítico, que automaticamente nos deixa curiosos para a continuação da série.

Segundo o autor, a saga terá 4 livros no total. Diários de Exterminío – A Guardiã entra em pré-venda no site da Editora Arwen a partir do dia 30 de dezembro de 2015, e já deixo aqui o meu
voto. Se você curte ação, ficção científica, e uma trama bem elaborada e alucinante, não perca!

4 comentários:

  1. adoreiii..super ansiosa pelo lançamento
    #chegadia30 ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Dani!!! Também adorei a resenha que você fez do livro! Tbm tô muito ansiosa *_*

      Excluir
  2. 4 LIVROSS???? Ahhhh que otimoooooooo
    danisilva7.wix.com/ldsonhos

    ResponderExcluir